IDENTIFICAÇÃO
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ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL DOM BOSCO.
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XAXIM-SC
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TURMA: INFANTIL V
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TURNO: VESPERTINO
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PROFESSORAS:
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ELIZETE R. GRASEL
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IVANI T. CAMPIGOTTO
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REGINA R. Z. GALLI
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VANDIRLEI L.R.THOMÉ
PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA
•
Como manter o encantamento e a imaginação das
crianças utilizando meios tecnológicos para apresentar histórias infantis.
JUSTIFICATIVA
•
Sabemos que ao apresentar histórias infantis
para as crianças quanto mais formos dramatizando e despertando o interesse,
maior será sua imaginação; diferentemente de simplesmente ser um espectador em
frente a um instrumento eletrônico, onde os fatos se desenvolvem
automaticamente, sem que a criança tenha tempo de imaginar qualquer coisa.
•
Porém, com um bom planejamento e preparo, os
meios tecnológicos, tais como computador, televisão, data show, aparelho de
som, CDs, impressora, máquina fotográfica se tornam ferramentas auxiliares para
a prática da conotação de histórias, podendo torná-las mais atraentes,
envolvendo as crianças, e despertando ainda mais sua imaginação e interesse.
OBJETIVO GERAL
•
Despertar nas crianças o interesse e a
imaginação de histórias contadas com o uso de diferentes ferramentas, através
de meios tecnológicos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•
Possibilitar a vivência de emoções, o exercício
da fantasia e da imaginação através da ornamentação da casa com doces.
•
Enfatizar a contagem lógica dos números dos
doces.
•
Identificar os personagens vivenciando a
história com os fantoches.
•
Identificar soluções de conflitos presentes na história.
•
Ampliar as possibilidades de movimentos.
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Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e
colagens.
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Estimular a imaginação, criatividade, linguagem
oral através da história.
•
Reconhecer a importância dos alimentos para um
bom desenvolvimento do nosso corpo.
CONTEÚDOS
•
Linguagem oral e escrita, expressões, emoções.
•
Representação gráfica.
•
Características dos personagens.
•
Sequencia lógica: inicio, meio e fim da história
•
Coordenação motora ampla e fina.
•
Ilustração da história.
•
Conceitos fundamentais: números, contagem,
quantidades e agrupamentos.
•
Orientação espacial; direção e adaptação no
espaço.
•
Família, relação de parentesco, sentimentos,
necessidade básica do ser humano.
•
Alimentação e moradia.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
•
Linguagem, Matemática, Condutas Psicomotras,
Descobertas Sociocientíficas e Artes.
METODOLOGIA
•
Leitura da história infantil: João e Maria.
•
Criar situações de fantasia e encantamento.
•
Transportar a imaginação para o reino do
maravilhoso;
•
Trabalhar as emoções que as histórias
transmitem;
•
Reprodução de histórias ouvidas com fantoches, levando em consideração as
sequências temporais;
•
Apreciação da leitura feita pela professora;
•
Linguagem própria diferente da linguagem do
cotidiano;
•
Descrição de cenários e personagens;
•
Presença do conflito (bem e mal, protagonistas e
antagonistas);
•
Resolução de conflitos, levando a um final
feliz;
•
Presença de elementos fantásticos (bruxa);
•
Reconhecer títulos de histórias e nomes de
alguns personagens.
•
Continuar a história a partir de um ponto
estabelecido pela professora.
•
Analisar as características das personagens na
história.
•
Expressões faciais;
•
Criatividade;
•
Vocabulário;
•
Narração;
•
Movimentos espontâneos e programados;
•
Postura e encenação;
•
Colocação de voz.
CRONOGRAMA
•
Uma semana(17à 23 de abril)
RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
•
Livros do conto de fada: João e
Maria(verções).
•
Computadores.
•
Data
show.
•
Impressora.
•
Aparelho
de som.
•
Microfone.
•
Fantoches
de diversos tipos.
•
Cenário
para apresentação de fantoches.
•
Fantasias
de acordo com os personagens.
•
Lápis de
cor, giz de cera, sulfite, papéis coloridos, tinta guache
pintura a dedo, cola, tesoura e pincel, papelão, vários tipos de doces, pistola de cola quente.
pintura a dedo, cola, tesoura e pincel, papelão, vários tipos de doces, pistola de cola quente.
CONCLUSÃO
•
Foi possível
visualizar o entusiasmo das crianças envolvidas, tanto pela apresentação
das histórias através dos diferentes aparelhos e ferramentas utilizadas, quanto
pelas atividades desenvolvidas. Mesmo
sendo a mesma história o que fez a diferença foram os meios utilizados.
•
Durante as atividades grande era o entusiasmo e
participação das crianças na montagem da casinha de doces e a cada bala colada
tinha comemoração, assistindo o vídeo e no registro das atividades .
AVALIAÇÃO E RESULTADOS
•
A avaliação será feita através da observação
diária das crianças, quanto ao interesse ao longo de todo o processo e
apropriação do conhecimento.
REFERENCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
AMORIM, Patricia. Jõao e Maria. Blumenau: Vale Das
Letras, 2005.
CAVALHEIRO FILHO, Carlos. Jõao e Maria. Belo
Horizonte: Cedic, 2011.
SALLUM, Luiz Esteves. Jõao e Maria. São Paulo:
Scipione, 1997.
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