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domingo, 5 de maio de 2013

PROJETO UM CONTO DE FADA



IDENTIFICAÇÃO
      ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL DOM BOSCO.
      XAXIM-SC
      TURMA: INFANTIL V
      TURNO: VESPERTINO
      PROFESSORAS: 
      ELIZETE R. GRASEL
      IVANI T. CAMPIGOTTO
      REGINA R. Z. GALLI
      VANDIRLEI L.R.THOMÉ

PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA
      Como manter o encantamento e a imaginação das crianças utilizando meios tecnológicos para apresentar histórias infantis.
JUSTIFICATIVA
      Sabemos que ao apresentar histórias infantis para as crianças quanto mais formos dramatizando e despertando o interesse, maior será sua imaginação; diferentemente de simplesmente ser um espectador em frente a um instrumento eletrônico, onde os fatos se desenvolvem automaticamente, sem que a criança tenha tempo de imaginar qualquer coisa.
      Porém, com um bom planejamento e preparo, os meios tecnológicos, tais como computador, televisão, data show, aparelho de som, CDs, impressora, máquina fotográfica se tornam ferramentas auxiliares para a prática da conotação de histórias, podendo torná-las mais atraentes, envolvendo as crianças, e despertando ainda mais sua imaginação e interesse.
OBJETIVO GERAL
      Despertar nas crianças o interesse e a imaginação de histórias contadas com o uso de diferentes ferramentas, através de meios tecnológicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
      Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação através da ornamentação da casa com doces.
      Enfatizar a contagem lógica dos números dos doces.
      Identificar os personagens vivenciando a história com os fantoches.
      Identificar soluções de conflitos presentes na história.
      Ampliar as possibilidades de movimentos.
      Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens.
      Estimular a imaginação, criatividade, linguagem oral através da história.
      Reconhecer a importância dos alimentos para um bom desenvolvimento do nosso corpo.

CONTEÚDOS
      Linguagem oral e escrita, expressões, emoções.
      Representação gráfica.
      Características dos personagens.
      Sequencia lógica: inicio, meio e fim da história
      Coordenação motora ampla e fina.
      Ilustração da história.
      Conceitos fundamentais: números, contagem, quantidades e agrupamentos.
      Orientação espacial; direção e adaptação no espaço.
      Família, relação de parentesco, sentimentos, necessidade básica do ser humano.
      Alimentação e moradia.

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
      Linguagem, Matemática, Condutas Psicomotras, Descobertas Sociocientíficas e Artes.
METODOLOGIA
      Leitura da história infantil: João e Maria.
      Criar situações de fantasia e encantamento.
      Transportar a imaginação para o reino do maravilhoso;
      Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
      Reprodução de histórias ouvidas com  fantoches, levando em consideração as sequências temporais;
      Apreciação da leitura feita pela professora;
      Linguagem própria diferente da linguagem do cotidiano;
      Descrição de cenários e personagens;
      Presença do conflito (bem e mal, protagonistas e antagonistas);
      Resolução de conflitos, levando a um final feliz;
      Presença de elementos fantásticos (bruxa);
      Reconhecer títulos de histórias e nomes de alguns personagens.
      Continuar a história a partir de um ponto estabelecido pela professora.
      Analisar as características das personagens na história.
      Expressões faciais;
      Criatividade;
      Vocabulário;
      Narração;
      Movimentos espontâneos e programados;
      Postura e encenação;
      Colocação de voz.
CRONOGRAMA
      Uma semana(17à 23 de abril) 


RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
        Livros do conto de fada: João e Maria(verções).
       Computadores.
       Data show.
       Impressora.
       Aparelho de som.
       Microfone.
       Fantoches de diversos tipos.
       Cenário para apresentação de fantoches.
       Fantasias de acordo com os personagens.
       Lápis de cor, giz de cera, sulfite, papéis coloridos, tinta guache
pintura a dedo, cola, tesoura e pincel, papelão, vários tipos de doces, pistola de cola quente.
CONCLUSÃO
      Foi possível  visualizar o entusiasmo das crianças envolvidas, tanto pela apresentação das histórias através dos diferentes aparelhos e ferramentas utilizadas, quanto pelas atividades desenvolvidas.  Mesmo sendo a mesma história o que fez a diferença foram os meios utilizados.
      Durante as atividades grande era o entusiasmo e participação das crianças na montagem da casinha de doces e a cada bala colada tinha comemoração, assistindo o vídeo e no registro das atividades .
AVALIAÇÃO E RESULTADOS
      A avaliação será feita através da observação diária das crianças, quanto ao interesse ao longo de todo o processo e apropriação do conhecimento.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AMORIM, Patricia. Jõao e Maria. Blumenau: Vale Das Letras, 2005. 
CAVALHEIRO FILHO, Carlos. Jõao e Maria. Belo Horizonte: Cedic, 2011.
SALLUM, Luiz Esteves. Jõao e Maria. São Paulo: Scipione, 1997.





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