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segunda-feira, 6 de maio de 2013

Projeto: Leitura na Escola

PROJETO: LEITURA NA ESCOLA

1-IDENTIFICAÇÃO
Escola Básica Municipal Santa Terezinha
Xaxim-SC

Cursistas: Adriana Maria Giachini
                    Fabiane Rissi
                    Marisa Bressan
                  Rosemar Gasperini

2-PROBLEMÁTICA
A realidade atual afasta cada vez mais nossos alunos do hábito da leitura. Meios eletrônicos como computadores, vídeo games, televisores e outros, usados de forma inadequada, associados a falta de incentivo e acesso a bons livros no meio familiar e ao pouco interesse de nossos alunos, são fatores que contribuem e aumentam a dificuldade para criar o hábito e tomar o gosto pela leitura.
Diante desse contexto, acreditamos ser urgente e necessário que nossa escola busque resgatar o valor da leitura como ato prazeroso e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.

3-JUSTIFICATIVA
Para Cagliari (1994, p. 25), "o objetivo fundamental da escola é desenvolver a leitura para que o aluno se saia bem em todas as disciplinas, pois se ele for um bom leitor, a escola cumpriu em grande parte a sua tarefa". O autor define que a leitura deve ser a extensão da escola na vida das pessoas para que elas sejam capazes de entender a sociedade em que vivem e transformá-la num mundo melhor.
Diante disso, não podemos mais pensar a educação sem dar à leitura a sua devida importância.
Sabe-se que um dos principais problemas na educação atualmente é a dificuldade que os alunos têm de ler, interpretar e produzir textos. Por isso, é de suma importância e urgência incluirmos o momento e o espaço para a leitura em todos os níveis de ensino, interligado a todas as disciplinas. Pois os problemas e as dificuldades que os alunos encontram em relação à leitura e a escrita, devem ser trabalhados de forma interdisciplinar.
A escola tem papel fundamental nesse contexto. É ela, o primeiro espaço legitimado de produção da leitura e da escrita de forma consciente. E é dela, a responsabilidade de promover estratégias e condições para que ocorra o crescimento individual do leitor despertando-lhe interesse, aptidão e competência.
Tendo em vista estas premissas e os inúmeros problemas e carências em todos os segmentos da escola é que se pensou em desenvolver um projeto de leitura que abrangesse todas as áreas do conhecimento, a fim de sanar esta problemática a longo prazo.
Assim, precisa-se falar de leitura, produção textual, leitura de imagens, leitura de mapas, de números, da geometria, das formas, das cores, leitura do ambiente, leitura de mundo, enfim leitura em todas as suas possibilidades.

4-OBJETIVOS

GERAL
*Despertar em nossos alunos o desejo de abrir um livro e viver a cada leitura os sentimentos provocados por uma boa narrativa.

ESPECÍFICOS

*Possibilitar o acesso a diferentes tipologias textuais, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
*Tornar o momento e o espaço de leitura potencializadores de conhecimento e magia.
*Promover o aprimoramento do vocabulário, proporcionando melhor desempenho da oralidade e da escrita.
*Proporcionar aos alunos, professores e demais profissionais da escola a oportunidade de ampliar seus horizontes pessoais e culturais, auxiliando na formação crítica e emancipatória.
*Aguçar o prazer pela leitura aumentando o potencial cognitivo e criativo.
*Estimular o intercâmbio dessas leituras com pais, professores, colegas e outras pessoas de sua convivência.

5- CONTEÚDOS

*Diferentes propósitos de leitura.
*Leitura e interpretação de imagens.
 *Linguagem escrita e produção de texto.
 *Produção de texto oral, com destino escrito.
 *Características de diferentes gêneros literários.
*Montagem e apresentação de peças teatrais a partir de leituras realizadas.

6-DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Língua Portuguesa
Matemática
Geografia
História
Ciências
Educação Física
Arte
Inglês
Ensino Religioso

7- METODOLOGIA
Esclarecer e informar os profissionais da escola a cerca do projeto.
Sensibilizar os professores para que sejam parceiros e incentivadores de seus alunos neste projeto.
Organizar, conforme cronograma, momentos de leitura, debate, interpretação e produção com diferentes tipologias textuais, para todos os alunos, professores e demais profissionais da escola.
Realizar o empréstimo e a troca de livros da biblioteca, semanalmente, com todas as turmas, afim de que os alunos possam levando-os para casa lerem com seus familiares para posteriormente socializarem a leitura com os professores e os colegas.
Possibilitar aos alunos, que assim o desejam, fazer do período do recreio um momento de leitura na biblioteca da escola.
Desenvolver atividades pertinentes a cada disciplina, partindo da leitura feita pelos alunos.
      
8- CRONOGRAMA
O presente projeto acontecerá durante todo o ano letivo de 2013. Tendo seu início na segunda quinzena do mês de abril.

9- RECURSOS UTILIZADOS
Livros, jornais, revistas, computadores, internet, data show, câmera fotográfica, materiais escolares diversos.

10- CONCLUSÃO
A partir da implementação do projeto (e no transcorrer do ano letivo), os alunos, professores e demais profissionais da escola terão a oportunidade de entrar em contato com diferentes tipologias textuais, através dos meios disponíveis na escola que vão desde o acervo bibliográfico até a utilização de instrumentos eletrônicos como computadores e internet.
Com a efetivação do presente projeto espera-se cumprir com um dos seus principais objetivos que é o de despertar em nossos alunos o gosto pela leitura. E a partir d isso minimizar os problemas de vocabulário, leitura e escrita que são observados diariamente nas produções escritas e nas manifestações orais de nossos educandos.

11- AVALIAÇÃO E RESULTADOS
A avaliação enquanto processo contínuo e dinâmico acontecerá no transcorrer do ano letivo, conforme necessidade de cada disciplina.
Espera-se obter como resultado a criação do hábito e o gosto pela leitura em nossos alunos, professores e demais profissionais da escola. Visando assim a emancipação de todos enquanto cidadãos capazes de interagir e promover mudanças no meio em que vivem.

12- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 2ª ed. São Paulo: Scipione, 1994
VYGOTSKY, L. linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988.
www.uvasaocristovao.seed.pr.gov.br






 




Um comentário:

  1. Olá Marisa Bressan...gostaria de saber alguns dos resultados alcançados pelo trabalho da escola. Parabéns por compartilhar este projeto. Obrigado Valdete

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