Projeto: As profissões.
Tema: O que eu quero ser quando
crescer.
Facha etária: alunos de 05 a 06 anos de
idade.
Duração: Três semanas.
Justificativa:
Este tema
Profissões busca propor discussões que valorizem os diferentes tipos de
trabalho como forma de expressão cultural. Com esses pressupostos a serem
estudados a criança passará a conhecer o perfil do profissional no mercado de
trabalho atual, as diversidades de profissões e suas contribuições na
sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal com novas
perspectivas e projetos de vida.
Objetivo geral:
Proporcionar aos
alunos à conhecerem a diversidade das profissões e valorizá-las nos diferentes
espaços e épocas, despertando o interesse por uma melhor qualidade de vida,
através da escolha consciente da profissão.
Objetivos específicos:
§ Identificar as profissões
que as crianças conhecem;
§ Conhecer e identificar as
profissões;
§ Identificar as profissões e
seus devidos profissionais;
§ Identificar as vogais;
§ Reconhecer o nome e escrita
da mesma;
§ Promover e estimular a
linguagem oral;
§ Estimular a imaginação, a
criatividade e a dramatização;
§ Praticar a coordenação
motora fina e ampla;
§ Desenvolver a leitura
através da visualização de figuras;
§ Relacionar os números com a
quantidade;
§ Desenvolver e estimular a
expressão corporal.
Atividades:
§ Na rodinha, ter uma conversa
informal com as crianças fazendo uma sondagem das profissões que elas conhecem.
§ Fazer um passeio pela
escola, para que as crianças conversem com os profissionais e conheçam as
funções deles.
§ Conversar com as crianças
sobre a importância e a valorização de cada profissão.
§ Por meio de uma pesquisa na
internet as crianças deverão escolher uma profissão e defender porque ela e
importante para seus colegas.
§ Utilizar o jogo da memória
das profissões.
§ Explorar os conceitos:
mais/menos, perto/longe, maior/menor, alto/baixo, primeiro/último.
§ Trabalhar com quantidades.
§ Correspondência:
profissional +instrumento de trabalho.
§ Fazer mímicas imitando
alguns profissionais.
§ Brincar de faz de conta,
dramatizando as funções de alguns profissionais.
§ Confeccionar um mural usando
gravuras de profissionais.
§ Realizar atividades de
colagem e pintura sobre o tema.
§ Fazer modelagens com
massinha: instrumentos de trabalho de alguns profissionais (pá, pincel,
injeção, volante, telefone, microfone, panela).
§ Confecção de uma carta para
um amigo com um correio na sala.
§ Apresentação em grupo sobre
os tipos de profissões.
Avaliação:
A avaliação será
feita através do envolvimento dos alunos ao participar das atividades
desenvolvidas durante as semanas.
Conclusão:
Ao abordar neste projeto o tema “O que eu quero ser
quando crescer”, trabalhar sobre profissões e suas diversidades faz com que os
alunos valorizem as mais variadas profissões para a sociedade na qual eles
estão inseridos. Que toda criança tem direito a ser protegida contra a
exploração no trabalho. No qual neste projeto lembra que para todas as
profissões a educação é fundamental.
Referencias:
ALUNAS:
Dirlei; Angelica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário