Páginas

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Projetos: As profissões.


Projeto: As profissões.

 Tema: O que eu quero ser quando crescer.

 Facha etária: alunos de 05 a 06 anos de idade.

 Duração: Três semanas.

 Justificativa:
 Este tema Profissões busca propor discussões que valorizem os diferentes tipos de trabalho como forma de expressão cultural. Com esses pressupostos a serem estudados a criança passará a conhecer o perfil do profissional no mercado de trabalho atual, as diversidades de profissões e suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal com novas perspectivas e projetos de vida.

 Objetivo geral:
 Proporcionar aos alunos à conhecerem a diversidade das profissões e valorizá-las nos diferentes espaços e épocas, despertando o interesse por uma melhor qualidade de vida, através da escolha consciente da profissão.

Objetivos específicos:

§  Identificar as profissões que as crianças conhecem;
§  Conhecer e identificar as profissões;
§  Identificar as profissões e seus devidos profissionais;
§  Identificar as vogais;
§  Reconhecer o nome e escrita da mesma;
§  Promover e estimular a linguagem oral;
§  Estimular a imaginação, a criatividade e a dramatização;
§  Praticar a coordenação motora fina e ampla;
§  Desenvolver a leitura através da visualização de figuras;
§  Relacionar os números com a quantidade;
§  Desenvolver e estimular a expressão corporal.
 Atividades:

§  Na rodinha, ter uma conversa informal com as crianças fazendo uma sondagem das profissões que elas conhecem.
§  Fazer um passeio pela escola, para que as crianças conversem com os profissionais e conheçam as funções deles.
§  Conversar com as crianças sobre a importância e a valorização de cada profissão.
§  Por meio de uma pesquisa na internet as crianças deverão escolher uma profissão e defender porque ela e importante para seus colegas.
§  Utilizar o jogo da memória das profissões.
§  Explorar os conceitos: mais/menos, perto/longe, maior/menor, alto/baixo, primeiro/último.
§  Trabalhar com quantidades.
§  Correspondência: profissional +instrumento de trabalho.
§  Fazer mímicas imitando alguns profissionais.
§  Brincar de faz de conta, dramatizando as funções de alguns profissionais.
§  Confeccionar um mural usando gravuras de profissionais.
§  Realizar atividades de colagem e pintura sobre o tema.
§  Fazer modelagens com massinha: instrumentos de trabalho de alguns profissionais (pá, pincel, injeção, volante, telefone, microfone, panela).
§  Confecção de uma carta para um amigo com um correio na sala.
§  Apresentação em grupo sobre os tipos de profissões.

 Avaliação:
 A avaliação será feita através do envolvimento dos alunos ao participar das atividades desenvolvidas durante as semanas.

Conclusão:
Ao abordar neste projeto o tema “O que eu quero ser quando crescer”, trabalhar sobre profissões e suas diversidades faz com que os alunos valorizem as mais variadas profissões para a sociedade na qual eles estão inseridos. Que toda criança tem direito a ser protegida contra a exploração no trabalho. No qual neste projeto lembra que para todas as profissões a educação é fundamental.

Referencias:



ALUNAS:
Dirlei; Angelica. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário