Páginas

terça-feira, 26 de março de 2013

Atividade 1.3 Projeto e suas características


 

1 – Todo projeto é interdisciplinar?

Acredito que todo projeto é interdisciplinar, pois a grande maioria aborda temas amplos abrangendo várias áreas do conhecimento, mas com um foco a ser atingido. Uma das disciplinas é abordada com maior ênfase, e as outras entram como parceiras para o sucesso do projeto. Por isso acredito que mesmo não querendo a adesão de outras áreas no projeto, isso irá acontecer de alguma forma.

 

 

2 - É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?


 

Os projetos permitem a integração de diversas áreas do saber, uma vez que para se atingir a construção do conhecimento, é necessário que haja uma adequação à realidade do aluno, tratem de problemáticas de seu interesse, levando a sistematização, formalização, reconstrução e contextualização de conceitos, no sentido mais amplo, abordando os diversos aspectos do tema em questão. Logo não é possível trabalhar com projetos sem que ele seja interdisciplinar.

É comum o trabalho com projetos a partir de um tema gerador, partindo de um conhecimento específico ou disciplinar e no decorrer do mesmo ir interagindo com conhecimentos de outras áreas, numa proposta construcionista. Já o inverso também pode ser realizado, partindo de um tema amplo para chegar a um conceito básico.
Logo, conclui-se que os projetos são potencializadores da interdisciplinaridade, pois não podem ser tomados como um processo meramente individual e sim rico de interações promovidas por múltiplos caminhos e acontece a partir do uso de diferentes formas de expressão proporcionando a aprendizagem significativa

Um comentário:

  1. É de grande importãncia o que foi colocado, pois diz que os temas são amplos, mas não podemos esquecer que temos um objetivo a ser atingido e que as outras áreas do conhecimento acabam sendo trabalhadas de uma forma natural. Assim sendo os conteúdos partem de um tema gerador mas que possui elos com outras disciplinas, sendo assim, uma complementa a outra.

    ResponderExcluir